1. Ante-projeto
2. Projeto Pedagógico
3. Projeto econômico-financeiro
Para tal, defende:
- o uso de livros publicados e reconhecidos nas respectivas áreas do conhecimento, acompanhados de um guia de estudos para o uso do livro escolhido. Critica o que chamou de atual "pedagogia da tela";
- a adoção de plataformas livres e gratuitas;
- seleção bibliográfica e material de apoio de domínio público;
- todas as tecnologias possíveis: material impresso, CD-ROM, CD de áudio, vídeo, rádio e não só a internet. Defende também o material sem grande sofisticação gráfica ou tecnológica;
- extrema atenção às negociações contratuais (contratos temporários e permanentes) no que diz respeito às relações trabalhistas;
- parcerias com consórcios e redes, o que diminui custos e abrir mais postos de atuação, mas sugere atenção aos consórcios. Aponta o CREAD, que tem tido bons resultados, inclusive internacionais;
- revisão da qualidade e atualização constante dos programas dos cursos;
- secretaria virtual trabalhando sete dias por semana, 24 horas por dia;
- direitos autorais – pagamentos e registros de direitos de propriedade intelectual;
- impressão reduzida de material, sob demanda
Quanto ao Projeto pedagógico, propõe:
- Mínimo de pré-requisitos;
- Criatividade nos nomes dos cursos e disciplinas;
- Possibilidade de certificação parcial ao fim dos módulos;
- Possibilidade de sistema de universidade aberta;
- Cursos bilíngües;
- Sistema de gestão de EAD (crucial para o sucesso!);
- Foco no atendimento ao aluno – o profissional precisa "conhecer e saber lidar com gente" e rapidez nas decisões e nas respostas.
Em seguida, fez uma breve reflexão sobre a reação à necessária mudança de paradigma, abordando quatro tipos de pessoas:
- Tipo vítima (10% do universo)
- Tipo crítico (10% do universo)
- Tipo observador (70%)
- Tipo navegador (10%)
Sugeriu buscar trazer todos para o navegador, sem tentar convencer os tipos vítima e crítico. Se eles não migrarem de tipo, com o seu esforço educacional com o apoio dos navegadores, por exemplo, talvez seja interessante considerar retirá-los da equipe.
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